O Sino: Patrimônio Municipal um bem tombado pelo IEPHA/MG

2157
Sino da antiga igreja sendo restaurado

Anunciamos anteriormente que, haveria a preservação com ações da Secretaria Municipal de Cultura e Conselheiros do Patrimônio dos bens tombados pelo órgão IEPHA/MG.

Segundo o Livro de Lotação das Freguesias do Bispado de Mariana, sabemos que é de conhecimento de muitos que a igreja possui um sino de 200 kg, do mestre sineiro José Valentim Onofre situado em Campanha sul de Minas Gerais.  Pelo acervo que o conhecemos e seu sucessor fundiram sinos entre 1860 a 1910.

Sua obra está marcada pelo belo acabamento esculpido nos ornatos e textos gravado nos sinos e principalmente na composição da estrutura do sino: composição do bronze, corpo, formato, e costela, fórmula secreta para conseguir a afinação e sonoridade perfeita, um som límpido e aveludado, certamente uma obra prima. Fazendo retinir entre vales e montanhas a voz de Deus.

Restauração do sino da igreja de Guapé
Restauração do sino da igreja de Guapé

Depois destas informações em torno do Sino, maior será a responsabilidade em mantê-lo em bom estado, em um lugar do qual ele possa receber visitas de guapeenses e ou turistas, porém, assegurando-o de qualquer violação.

A Secretaria Municipal de Cultura, manifestando interesse em sua conservação lançou um edital para sua provável restauração, uma vez que haveria verbas destinadas para a execução da obra. Dentre os interessados, Manoel dos Sinos, um sineiro bastante reconhecido por realizar grandes trabalhos envoltos a sinos e relógios. Este, da cidade do Rio de Janeiro. Dentre outros, também Gilson Felipe Ribeiro e Evandro Barreto Marques, da cidade de Ouro Preto. Os dois últimos vencendo a licitação, se encontram realizando um trabalho de  restauração na sede da Biblioteca Municipal.

Restauração do sino da igreja de Guapé
Restauração do sino da igreja de Guapé.

Estes profissionais estão realizando uma limpeza de forma que não vai comprometer sua originalidade. Já fora aplicado um diluente em todo seu entorno, pois nele havia um restauro impróprio contendo tinta spray na cor de purpurina. Na sequência estarão utilizando uma cera do tipo automotiva para dar um brilho maior na peça.

 

O próximo passo agora seria a construção de um suporte para este sino.

Para deixar o Sino em pleno funcionamento, seria viável que fosse realizado sua reforma em uma empresa de fundição com maiores recursos. Porém, existem regulamentos impostos pelo IEPHA/MG e estes impedem que um bem seja deslocado de uma sede para outra até porque, durante sua reforma/restauração, sugere que seja realizada visitação pela população.

Creio que tão logo, estarão anunciando sua instalação em um lugar propício e de fácil acesso, mesmo sem o pleno funcionamento, estará dando uma repaginada na visão urbana de Guapé. E o Sino, mesmo em silêncio fará um barulho ensurdecedor na memória daqueles que outrora os ouvia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here