Revitalização do Patrimônio Histórico de Guapé é um ganho para a comunidade

2334
Imagem de São Francisco de Assis

Toda cidade é marcada pela sua cultura e sua história se mantém viva através dos patrimônios históricos. E Guapé, no Sul de Minas Gerais, não é diferente.

Guapé é banhada pelo Lago de Furnas e sua história se divide em duas partes: antes e depois das águas de Furnas, devido à inundação de parte do município na década de 1960 para construção de uma usina hidrelétrica.

Pois bem, a Prefeitura Municipal de Guapé, há 2 meses atrás anunciou que vem se empenhando em revitalizar todos os patrimônios históricos da cidade, o que é um ganho enorme para todos os moradores da cidade e para a manutenção de sua história.

Neste texto, iremos falar um pouco mais sobre a rica história de Guapé – MG, sobre as belezas naturais da cidade e mostrar algumas fotos da revitalização dos patrimônios históricos da cidade.

Um pouco da História

Em 1825 foi construída uma capela em homenagem a São Francisco de Assis pelo fazendeiro José Bernardes Ferreira Lara.

Segundo consta na tradição popular, a capela foi um pagamento de promessa a São Francisco de Assis, feita por Dona Esméria Angélica da Pureza, esposa do Capitão José Bernardes Ferreira Lara.

O Capitão fez doação de terras para o patrimônio da Capela, juntamente com Cândida Soares do Rosário e Felisberto Martins Arruda.

A paróquia foi inaugurada em 9 de maio de 1856. O então distrito de São Francisco de Aguapé foi criado em 28 de maio de 1856 e pertencia a comarca de Dores de Boa Esperança.

Em 7 de setembro do ano de 1923, o então governador de Minas Gerais Raul Soares de Moura assina a Lei nº 843 que desmembrou o distrito de São Francisco do Rio Grande do município de Dores da Boa Esperança, emancipando e passando a se chamar Guapé, que é, na língua indígena, uma planta aquática (Eichhornia) conhecida também como “Caminhos nas águas”.

Tal planta recobre a superfície dos lagos e rios com suas folhas, formando uma espécie de tapete verde.

Com a mencionada Lei, os distritos de Capitólio e Araúna são desmembrados do município de Piumhi e incorporados ao município de Guapé.

Em 3 de fevereiro de 1924 é instalado oficialmente o município de Guapé.

A imagem de São Francisco de Assis

Durante a procissão de retirada das imagens da antiga igreja matriz, a imagem de São Francisco de Assis, que é o padroeiro da cidade, sem que ninguém percebesse fora transportada de costas, com sua frente estando voltada para a antiga cidade que estava prestes a ser inundada.

O fato foi percebido somente quando a imagem chegou a nova igreja matriz.

Devotos da cidade atribuíram tal fato de que durante a procissão São Francisco de Assis, assim como todos guapeenses, também se despedia da antiga cidade.

Algumas revitalizações realizadas:

 

Guapé – Sinônimo de Beleza Natural

Outro patrimônio de Guapé é sua beleza natural. Um dos principais patrimônios de Guapé é o Parque Ecológico do Paredão, onde as imagens abaixo falam por si só.

Um pouco mais da História de Guapé

Neste vídeo você conhece um pouco mais sobre a Linda Guapé.

Este artigo é uma homenagem de: Agência WebTrends – Criação de Sites e Consultoria SEO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here