Páscoa: o real significado e sua origem

2855
Páscoa
Páscoa. Foto: Pixbay

Todos os anos comemoramos a Páscoa, um fundamento da fé cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É uma festa muito popular entre as religiões cristãs, tem grande importância religiosa e não se resume a apenas ovos de chocolate, coelhos e reuniões de família.

Ressurreição de Cristo
Ressurreição de Cristo.
Imagem: Pixabay.com

Sendo uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais é normalmente considerada pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade.

Também denominada de Domingo da Ressurreição, essa festividade religiosa é um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.

A palavra Páscoa se origina do hebraico Pessach que significa passagem e simboliza renovação, renascimento e principalmente transformação. As Páscoas cristãs e judaicas estão ligadas diretamente através da Última Ceia e da crucificação que precederam a ressurreição.

A Páscoa Judaica

Para os judeus a Páscoa simboliza a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito rumo à Terra Prometida em busca da liberdade.

A data marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1.250 a.C., onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

A Páscoa Cristã

A Páscoa entre os cristãos comemora, então, o sacrifício e a ressurreição de Jesus Cristo, quando, após sua morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo.

O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março). Ainda hoje, os cristãos celebram a Páscoa valorizando e enfatizando a importância da ressureição de Jesus Cristo.

Ainda entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos, que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, e termina no Sábado de Aleluia.

De onde surgiu o Coelho da Páscoa?

A tradição ocidental do Coelho da Páscoa não tem origem religiosa e representa a tradição de trocar presentes em datas festivas, assim como o Papai Noel no natal. Para algumas culturas religiosas é o retrato da secularização e comercialização da festa da Páscoa.

Coelhos da Páscoa
Os Coelhos simbolizam o nascimento e a fertilidade.
Foto: Flickr.com

No Antigo Egito, antes do nascimento de Jesus, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida.

O coelho possui grande capacidade de reprodução, gerando grandes ninhadas e, para os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde eram altos os índices de mortalidade.

Deste modo, o coelho está simbolicamente relacionado à Páscoa porque representa a fertilidade e marca a ressurreição, a vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.

A tradição do Coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.

E os Ovos da Páscoa?

O Ovo de Páscoa, geralmente, é um chocolate em formato de ovo que pode ser oco ou também recheado com bombons ou presentes. Costumeiramente é envolto por entretons de papéis laminados e é distribuído como presente aos amigos e às crianças nas festividades da Páscoa cristã.

Ovo de Páscoa
Ovo de Páscoa. Foto: Flickr.com

Mas o que os ovos têm a ver com os significados religiosos da Páscoa?

Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova e também com a reprodução e a fertilidade. Neste sentido, os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, joias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida, pois representam o nascimento e a reprodução.

Portanto, o Ovo de Páscoa é um dos símbolos que caracteriza a celebração de Páscoa. São ovos especialmente decorados e trocados como presentes para celebrar este feriado. A tradição mais antiga consiste em utilizar ovos de galinha tingidos e depois pintados, mas o costume moderno consiste em trocar ovos de chocolate o que é muito explorado comercialmente.

E você já comprou Ovos de Páscoa para presentear seus familiares e amigos?

Desejo uma feliz páscoa a você e toda a sua família.

Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Páscoa#Cristianismo_ocidental_2
http://www.esoterikha.com/pascoa/o-que-e-pascoa-o-que-se-comemora-na-pascoa.php
http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm
https://www.esbocandoideias.com/2011/04/o-que-significa-pascoa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here