Cabral e Tiradentes: A história do meu jeito

915
Colonizadores e índios.
Colonizadores e índios. Imagem: wikipedia.org

Dia 22 de abril de 1500, Cabral aportou em algum lugar da Bahia. Neste domingo, portanto 517 anos!

Mal desembarcaram, hordas de portugueses esfomeados desabaram a correr atrás das índiazinhas, entre galhos, urtigas e espinhos. Foi um Deus nos acuda, tanto que o padre de bordo até mandou celebrar uma missa!

Outras caravelas chegaram. Botaram os índios pra trabalhar. Preguiçosos e indolentes tempos depois tiverem que ser substituídos por negros africanos, mais robustos, roubados nas florestas da África equatorial e trazidos à força para as Américas.

Em Portugal fazia-se a festa: as madeiras nobres como jacarandás, mognos e outras, cobrindo as paredes dos castelos, ouros cobrindo os altares das igrejas e esmeralda cobrindo as cabeças de nobres, reis e rainhas.

Com o passar dos anos as coisas foram minguando e a corte querendo sempre mais. A situação da colônia foi ficando insustentável: o arrocho continuou desbragadamente até se tornar insuportável. Insuportável para todos os súditos da colônia.

Tiradentes esquartejado.
Tiradentes esquartejado.
Image: Flickr.com

Tiradentes, este mineiro que não tinha nada a ver com política, não se conteve, armou uma revolta e de inconfidente virou mártir, neste 21 de abril, só que em 1792 – outro aniversário, agora de 225 anos!

Sobrou pra ele, pobre “arrancador de dentes”: arrancaram-lhe o pescoço.

Sabe-se que a selvageria continuou: o senhor explorando o escravo, a política explorando o cidadão, e a vida seguiu seu curso.

Século XXI: Brasília substituiu Lisboa, a corrupção nos surrupia como o antigo arrecadador de impostos e políticos nordestinos, como os coronéis do passado exploram seu povo, compram seus votos e mantêm seus estados em estilo feudal ou clientelista como as tribos africanas – veja Maranhão, Alagoas ou Piauí.

Saiu na mídia: cada deputado em Brasília custa 10 milhões e meio de reais por ano, na Itália ele custa 3 milhões e meio e na Espanha 850 mil apenas – Durma com essa!

Onde quero chegar? – Não sei muito bem, a não ser que isto aqui não tem solução, pelo menos para os próximos cinquenta anos – quando essa geração de políticos estiver morta e enterrada!

Felizmente agora temos a Lavajato!

O feriado foi bom? Continue comemorando!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here